Início GERAL Grupo Teatral Renascer do CAPS II faz apresentação na Câmara de Piumhi
Grupo Teatral Renascer do CAPS II faz apresentação na Câmara de Piumhi

Grupo Teatral Renascer do CAPS II faz apresentação na Câmara de Piumhi

0
0

Emocionante e dinâmica assim podemos definir a peça encenada pelos pacientes do CAPS II na segunda-feira, 14 de maio, durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piumhi. O Grupo Teatral Renascer tratou sobre o tema da depressão, contando uma história baseada em fatos reais. “Cuidar sim, excluir jamais! Quero que a loucura do bem seja sempre bem vinda! Essa loucura que faz bem para as pessoas, que se importa com os outros! E que a loucura do mal, aquela que rouba, que mata, tenha menos espaço na nossa sociedade” – falou a Coordenadora de Saúde Mental, Sandra Síris na abertura da peça.

Os pacientes encenaram a história de um homem que estava triste, não queria sair de casa, já não se integrava com a esposa e os filhos. A família pensava que era preguiça, falta de vontade, porém, descobriram no CAPS II, uma saída para a depressão do pai daquela família e, além disso, conheceram novos amigos – psicólogos e outros pacientes, que juntos lidam com os problemas das doenças mentais e melhoram a qualidade de vida de quem sofre com elas.

Luta Antimanicomial – 18 de maio

A Luta Antimanicomial é anualmente comemorada em 18 de maio, ela se caracteriza principalmente pela sua valorização a cidadania, dignidade e descoberta de novas possibilidades de tratamento para os portadores de transtornos mentais. Antigamente a única saída era internar àqueles que tinham dificuldades mentais. Hoje, percebe-se que a internação é a última esfera de tratamento. Antes o paciente deve receber ajuda nos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, onde são realizados acompanhamentos clínicos e a reinserção social destas pessoas é um dos objetivos mais concretos.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre as leis que regem os tratamentos para pacientes portadores de doenças mentais, podem ler a Lei Federal nº 10.216, de 6 de abril de 2001.

“Cuidar sim, excluir jamais”.

 

Fonte: Câmara Municipal de Piumhi